terça-feira, 8 de abril de 2008

Mão Santa relembra que Lula elogiou Hitler

Até hoje se arrasta a história do senador Mão Santa (PMDB-PI) ter chamado a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) de galinha cacarejadora. Primeiro foi Ideli Salvatti (PT-SC) quem exigiu um pedido de desculpas do senador piauiense. Depois, Serys Shlessarenko (PT-MT) protocolou na Mesa Diretora do Senado uma nota de repúdio ao comentário. Hoje, foi a vez de Fátima Cleide (PT-RO) protestar.

Acompanhada por mulheres do Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres (CNDM), Fátima Cleide entregou à biblioteca do Senado uma boneca de pano e uma galinha empanada, para mostrar a diferença entre uma mulher e uma ave. Depois, leu em plenário uma carta aberta ao Congresso Nacional manifestando sua indignação.

- Que me julguem o Congresso, a Mesa Diretora, o povo e as amadas mulheres do Brasil, as quem beijarei hoje, abraçando e beijando Adalgisa [esposa do senador] -, retrucou Mão Santa.

Mão Santa é enfático ao dizer que seu comentário sobre galinhas cacarejadores era apenas uma referência literária ao livro "Minha Luta", do ditador alemão Adolf Hitler. Aproveitou o gancho para relembrar uma entrevista concedida por Lula à revista Playboy em 1979, na qual o presidente afirmou admirar a determinação de Hitler.


Relembre a entrevista:

Playboy: Há uma figura de renome que tenha inspirado você?

Lula: Há algumas figuras que eu admiro muito, sem contar o nosso Tiradentes e outros que fizeram muito pela independência do Brasil e pela melhoria das convicções do povo. Um cara que me emociona é o Gandhi.

Playboy: Há alguém mais que você admire?

Lula: O Mao Tsé-tung também lutou por aquilo que achava certo, lutou para transformar alguma coisa.

Playboy: Diga mais...

Lula: Por exemplo, o Hitler, mesmo errado, tinha aquilo que eu admiro num homem, o fogo de se propor a fazer alguma coisa e tentar fazer...

Playboy: Quer dizer que você admira o Adolf?

Lula: Não, não. O que eu admiro é a disposição, a força, a determinação. É diferente de admirar as idéias dele, a ideologia dele.

Um comentário:

Claudinof disse...

Só imbecis anencéfalos não reconhecem o potencial de LÍDERANÇA demonstrada pelos grandes vultos politicos da História...

No passado E NA ATUALIDADE, a Humanidade teve grandes lideres...

Uns considerados POSITIVOS para a Humanidade, e outros NEGATIVOS.

Exemplo: BOLSONARO.

Dá para desclassifica-lo quanto ao seu potencial de liderança???

ÓBVIO QUE NÃO! Pois se não a tivesse não seria presidente hoje.

A lógica impõe admiração pelo que ele conquistou como politico,

MAS A RACIONALIDADE NOS COMPELE A REPULSA PELAS SUAS IDEIAS ESTAPAFÚRDIAS.

Foi nesse contexto de valores que Lula citou Hitler e Mao Tsé Tung.

Totalmente diferente de alguem que expõe apoio as IDEIAS de Hitler, Mao Tsé Tung, etc.

Os BOZOMINIONS são incapazes de raciocinios complexos (devido a baixa inteligencia que tem).

Por isso são capazes de analogias ABSURDAS como essa.

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Um Diploma ou um Sacerdócio?

Que respostas podemos dar à indagação sobre os motivos de se exigir que o profissional de Jornalismo seja formado por uma faculdade?

Digamos, desde logo, que a faculdade não vai "fazer" um jornalista. Ela não lhe dá técnica se não houver aptidão, que denominamos de vocação.

A questão é mais séria e mais conseqüente. A faculdade, além das técnicas de trabalho, permite ao aluno a experiência de uma reflexão teórica e, principalmente, ética.

Não achamos absurdo que um médico deva fazer uma faculdade. É que vamos a ele entregar o nosso corpo, se necessário, para que ele corte, interfira dentro de seu funcionamento, etc.

Contudo, por vezes discutimos se existe necessidade de faculdade para a formação do jornalista, e nos esquecemos que ele faz uma intervenção muito mais radical sobre a comunidade, porque ele interfere, com seus artigos, suas informações e suas opiniões, diretamente dentro de nosso cérebro.

Acho que, pelo aspecto de cotidianidade que assumiu o Jornalismo, a maioria das pessoas esquece que o Jornalismo não é uma prática natural.

O Jornalismo é uma prática cultural, que não reflete a realidade, mas cria realidades, as chamadas representações sociais que interferem diretamente na formulação de nossas imagens sobre a realidade, em nossos valores, em nossos costumes e nossos hábitos, em nossa maneira de ver o mundo e de nos relacionar com os demais.

A função do Jornalismo, assim, é, socialmente, uma função extremamente importante e, dada a sua cotidianidade, até mais importante que a da medicina, pois, se não estamos doentes, em geral não temos necessidade de um médico, mas nossa necessidade de Jornalismo é constante, faz parte de nossas ações mais simples e, ao mesmo tempo mais decisivas, precisamos conhecer o que pensam e fazem nossos governantes, para podermos decidir sobre as atividades de nossa empresa; ou devemos buscar no Jornalismo a informação a respeito do comportamento do tempo, nas próximas horas, para decidirmos como sair de casa, quando plantar, ou se manter determinada programação festiva.

Buscamos o Jornalismo para consultar sobre uma sessão de cinema, sobre farmácias abertas em um feriadão, mas também para conhecermos a opinião de determinadas lideranças públicas a respeito de determinado tema, etc.

Tudo isso envolve a tecnologia e a técnica, o nível das aptidões, capacidades e domínio de rotinas de produção de um resultado final, que é a notícia.

Mas há coisas mais importantes: um bom jornalista precisa ter uma ampla visão de mundo, um conjunto imenso de informações, uma determinada sensibilidade para os acontecimentos e, sobretudo, o sentimento de responsabilidade diante da tarefa que realiza, diretamente dirigida aos outros, mais do que a si mesmo.

Quando discuto com meus colegas a respeito da responsabilidade que eu, como profissional tenho, com minha formação, resumo tudo dizendo: não quero depender de um colega de profissão, "transformado" em "jornalista profissional", que eventualmente eu não tenha preparado corretamente para a sua função.

A faculdade nos ajuda, justamente, a capacitar o profissional quanto às conseqüências de suas ações.

Mais que isso, dá ao jornalista, a responsabilidade de sua profissionalização, o que o leva a melhor compreender o sentido da tarefa social que realiza e, por isso mesmo, desenvolver não apenas um espírito de corpo, traduzido na associação, genericamente falando, e na sindicalização, mais especificamente, mas um sentimento de co-participação social, tarefa política (não partidária) das mais significativas.

Faça-se uma pergunta aos juízes do STF a quem compete agora julgar a questão, mais uma vez, questão que não deveria nem mais estar em discussão: eles gostariam, de ser mal informados?

Eles gostariam de não ter acesso a um conjunto de informações que, muitas vezes, são por eles buscadas até mesmo para bem decidirem sobre uma causa que lhes é apresentada através dos autos de um processo?

E eles gostariam de consultar uma fonte, sempre desconfiando dela?

Porque a responsabilidade do jornalista reside neste tensionamento que caracteriza o Jornalismo contemporâneo de nossa sociedade capitalista: transformada em objeto de consumo, traduzido enquanto um produto que é vendido, comercializado e industrializado, a notícia está muito mais dependente da responsabilidade do profissional da informação, que é o jornalista, do que da própria empresa jornalística que tem, nela, a necessidade do lucro.

Assim sendo, é da consciência aprofundada e conscientizada do jornalista quanto a seu trabalho, que depende a boa informação.

E tal posicionamento só se adquire nos bancos escolares, no debate aberto, no confronto de idéias, no debate sério e conseqüente que se desenvolve na faculdade.

Eis, em rápidos traços, alguns dos motivos pelos quais é fundamental que se continue a exigir a formação acadêmica para o jornalista profissional.

A academia não vai fazer um jornalista, mas vai, certamente, diminuir significativamente, a existência de maus profissionais que transformam a informação, traduzida na notícia, em simples mercadoria.

Danny Bueno

_______________Arquivo vivo: